, Bibliothings: DESISTIR OU PERSISTIR ?
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

terça-feira, 22 de setembro de 2015

DESISTIR OU PERSISTIR ?


Olá, meu amigo concurseiro!

Confira este ótimo texto do nosso Diego Barros! Ele é parceiro aqui do blog, e juntamente comigo publica as análises de questões de concursos públicos toda sexta-feira no canal BibliothingsTube.

O Diego é concurseiro de carteirinha, e, como resultado das suas muitas aprovações em concursos públicos, está exercendo as funções de Bibliotecário e Professor na Universidade Federal do Pará. Ele tem muita experiência para compartilhar conosco.

Veja o texto abaixo:

Se você abriu essa mensagem é porque provavelmente está se dedicando bastante para os concursos públicos! Você já pensou em desistir ? Você já pensou em jogar tudo pro alto porque não consegue passar em concursos? Se pensou, eu me identifico com você. Durante a preparação pra concursos públicos nossa mente tende a ser mais crítica, sensível e inconsequente ao pensar. Hoje quero dar uma palavra de força pra você e te incentivar a não parar de estudar diante das adversidades! Ok ? Vou dividir meus incentivos em 5 tópicos para que você possa usufruir melhor da nossa conversa ;)

1) A força midiática e a sua contribuição para nossa desistência em concursos: sabemos da força que a mídia exerce sobre a sociedade e a influência que isto causa em nossas vidas. Para muitos, ver uma notícia estampada nos jornais pode ser motivo de desistência. Semana passada você deve ter visto a seguinte notícia: "SUSPENSÃO DOS CONCURSOS PÚBLICOS....". Bom, essa notícia teve dois viés para o cidadão que almeja uma vaga em concursos: 1) para o concurseiro que ainda não começou definitivamente a estudar e 2) para o concurseiro que já vem forte na preparação. Para o caso "1" essanotícia é motivo de espera, ou seja, a mente dessa pessoa pensa: "não vou começar aestudar agora, não haverá mais concurso". Para o caso "2" é um grande aperto no coração, uma vez que já existe uma forte preparação e expectativa diante dos certames. Minha motivação vai para os dois! Minha dica é ler o texto do Wesley Leite (leia aqui) ! Lá tem tudo explicado e com certeza te mostrará bons motivos pra continuar.

2) Quero estudar com amigos, familiares, etc.: esse é um desejo comum quando começamos a nos dedicar. Logicamente que é uma experiência válida, mas fica aqui meu conselho: cada ser humano tem seu tempo, necessidade e visão de mundo! Portanto, ao meu ver, é bem complicado manter um ritmo mútuo e perfeito. Não espere por ninguém, faça por sim mesmo. Mas fica aqui meu conselho sobre isso: você pode marcar grupo de estudo uma vez por semana com amigos que estejam na luta também. Falo isso porque a concentração pessoal é fundamental, mas também é importante ter mais pessoas estudando pra "limpar" as ideias! Fica a dica.

3) Como saber quem são meus verdadeiros incentivadores?
Bom, pra começar você precisa ter fé em Deus. Muitas pessoas podem te fazer desistir, fracassar, etc. Portanto, é fundamental que você mantenha o foco nos estudos. Pense no futuro, nas vitórias, nas felicidades! Nunca pense no pior. Sua família, cônjuge ou companheiro, verdadeiros amigos são a fonte que sustentarão sua preparação.

4) Estudo, estudo, estudo mas não consigo passar. Isso é normal ?
A resposta é breve: LÓGICO! A rega é não passar. A exceção é passar! "Ah, Diego, mas eu tenho uma colega que é filha da vizinha do meu primo de terceiro grau que é sobrinho do meu tio que mora em São Paulo...blá, blá, blá... Que passou estudando em um mês apenas". Sério ? Parabéns pra ela! É uma grande exceção. Não tome isso como parâmetro. Não adianta se comparar com outra pessoa pra criar parâmetros de aprovação. Vá diante de suas limitações, lute apesar de suas dificuldades! Deus é justo e tá vendo isso! A recompensa é maior!

5) Qual o segredo dos concursos ?
Não tem mágica e nem segredo. Pra mim, a melhor fórmula de preparação foi: Motivação + fé + teoria + exercícios + persistência. Lembrando que a teoria pode ser estudada através de apostilas ou vídeo aulas. Motivação vai te levar a sonhar alto e continuar A encarar o tropeço. Fé poderá te sustentar em qualquer situação. Teoria é a base intelectual necessária para sua preparação. Exercício é a preparação da "arte de não errar questões", ou seja, é o que vai oficializar a prática do teu conhecimento. Persistência é o que vai te fazer chegar até o seu objetivo.

E aí! Vai desistir ou persistir?

Um grande abraço !

Diego Barros

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário